Um computador de 2000 anos

Realmente difícil de imaginar um computador com essa idade, mas existe.

AnticiteraEsta é a conclusão de um grupo de cientistas de um instrumento utilizado para cálculos astronómicos, construído por volta do século II a.C., é tão complexo que pode ser considerado o antepassado dos actuais computadores.

Segundo o estudo, o Mecanismo de Anticítera, resultado das ideias engenhosas dos gregos antigos, era mais sofisticado tecnologicamente do que qualquer outro mecanismo inventado por qualquer outra civilização pelo menos nos mil anos seguintes. Os resultados da pesquisa, onde se usaram tecnologias de imagem e de tomografia em raio X em alta resolução para estudar os fragmentos do mecanismo, estão na edição de 30 de Novembro da revista Nature. A Anticítera era capaz de calcular movimentos astronómicos com uma notável precisão, maior do que se supunha até agora. O computador mecânico permitia acompanhar os movimentos da Lua – inclusivé projectando a sua órbita – , do Sol, de alguns planetas e até prever eclipses.

O Mecanismo de Anticítera foi descoberto em 1901 por um grupo de mergulhadores que apanhavam esponjas próximo à ilha de Anticítera. As peças foram retiradas de um naufrágio a 42 metros de profundidade. A data estimada do naufrágio é 65 a.C.

De acordo com o novo estudo, o achado consistia num engenhoso arranjo com pelo menos 30 engrenagens de alta precisão, todas feitas de bronze. As peças ficavam dentro de uma caixa coberta com inscrições.

Como o equipamento estava todo aos bocados – em 82 pedaços, o maior com 18cm e alguns com menos de 1cm -, havia muita controvérsia sobre as suas principais funções. Em termos de valor histórico, é mais valioso que a Mona Lisa!

Fonte: Tuga Trónica

O triste é que ele é tão antigo que calculava a órbita do Sol rsrs
Tem gente que não o considera um computador, mas pra época que ele foi construido, nossa… talvez hoje tivéssemos tecnologia muito mais avançada se investissem mais desde aquela época.
Outra informação: Recentemente conseguiram recriar o Anticítera.

De acordo com a New Scientist, este é o primeiro modelo funcional do “Computador de Anticitera” que inclui todos os dispositivos e funcionalidades conhecidas. E, como na máquina original, foi utilizando metal reciclado para construí-lo, tornando-o não só o computador mais antigo do mundo, como também o primeiro computador verde da história.

Fonte: O Velho